São Paulo - Até pouco tempo, o pré-sal era visto como uma incógnita. Hoje, tornou-se uma realidade consolidada. Esta afirmação foi feita pelo ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, durante o EXAME Fórum Energia, em São Paulo, nesta segunda-feira (20). Segundo o ministro, dentro de dez anos, o Brasil deverá produzir aproximadamente 5 milhões de barris de petróleo por dia.
"O Brasil está vivendo um momento único em sua história," declarou Zimmermann. "Na década de 70, importávamos 80% do petróleo consumido. Nos últimos dois anos, alcançamos a autossuficiência. E nos próximos dez anos, mais do que duplicaremos a produção nacional de petróleo."
Projeções Futuras e Impactos Econômicos
De acordo com Maurício Tolmasquim, presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), até 2019, o Brasil exportará um volume de petróleo equivalente ao que produz atualmente, cerca de dois milhões de barris diários.
Zimmermann enfatizou que o crescimento industrial do pré-sal será um motor para a expansão econômica do Brasil, juntamente com o aumento da produção de energia por hidrelétricas e outras fontes renováveis. Ele destacou a importância de grandes projetos implementados desde 2006, como as hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, ambas no Rio Madeira. O ministro também mencionou o desafio de garantir o desenvolvimento contínuo do setor energético nos próximos dez anos.
Fontes: Portal Exame
Nenhum comentário:
Postar um comentário