sábado, 5 de março de 2011

Descubra Petróleo no Seu Quintal: A Incrível História de um Aposentado e o Que a Lei Diz Sobre Isso

Inesperada Descoberta de Petróleo em Caruara

Em uma história digna de um filme de Hollywood, Carlos Galdino Prates, um caminhoneiro aposentado de 67 anos, fez uma descoberta que mudou sua vida. Cuidando de sua chácara em Caruara, na área continental de Santos, ele encontrou petróleo brotando do solo enquanto carpia o terreno. Comprado há cinco anos em busca de sossego, o sítio de Prates logo se tornou o centro das atenções quando um líquido escuro começou a surgir da terra.

Preocupado com o mangue que fica atrás de sua propriedade, Prates tentou conter o óleo com folhas secas. A surpresa aumentou ao descobrir mais dois pontos de vazamento próximos à sua casa. "Eu comprei esse lugar para passar dias de lazer com a família. Jamais imaginei um negócio desses", disse Prates, ainda incrédulo com a situação.

Coleta e Análise do Petróleo

Funcionários da Petrobras visitaram a propriedade de Prates duas vezes para coletar amostras do líquido, enviando dois litros para análise em Brasília. A confirmação preliminar indicava que se tratava de petróleo, embora não estivesse vazando de nenhum duto da Petrobras. "Eles disseram que é óleo mesmo, mas que não está vazando de nenhum duto da Petrobras. Eles falaram ainda que, caso seja confirmado se tratar de petróleo, eu posso ficar rico", brincou Prates.

Apesar da perspectiva de lucro, Prates afirmou que está satisfeito com sua vida atual. "Não preciso de mais nada na minha vida. Tenho minha aposentadoria, minha chácara, minha mulher e meus três filhos e netos, que têm muito carinho por mim", disse ele. Se confirmado o achado, a chácara de 12 mil metros quadrados seria interditada e Prates passaria a receber uma indenização mensal e participação sobre o petróleo produzido pelos três poços.