sábado, 12 de fevereiro de 2011

O PETROLEO

Até por volta do ano de 1800 o desenvolvimento econômico em parte ainda dependia da força do homem, do animal e do uso limitado da água, vento e vapor. As condições econômicas progrediram de clãs de coletores primitivos e razoavelmente avançadas a sociedades agrícolas. Na medida que os produtos industrializados foram avançando, as principais fontes de energia passaram a ser a madeira, o carvão e o óleo de baleia, mas o impacto ambiental da utilização destas fontes de energia era extremamente negativo.

O petróleo tornou-se um produto conhecido através das áreas de infiltração natural à superfície terrestre que eram inacessíveis ao homem primitivo. O crescimento populacional acabou colocando grande pressão econômica sobre os combustíveis tradicionais e o aumento dos preços das fontes finitas como o óleo de baleia estimulou a busca de fontes alternativas. Foi assim que a corrida ao petróleo surgiu, ver o vídeo Historia do Petróleo – Parte 1 ao lado.

Em 1854, o canadense Abraham Gesner descobriu a iluminação por lâmpadas de querosene, que era uma alternativa ao óleo de baleia. Alguns anos depois em 1859, Laurentine Edwin Drake estava perfurando o primeiro poço de petróleo bem sucedido na cidade de Orleans na Pensilvânia. O que ninguém imaginava é que esta mudança revolucionaria o mundo e criaria um setor que passaria a fazer do domínio das fontes de petróleo um dos fatores econômico mais significativos da história. Como conseqüência, diversas indústrias de petróleo com os seus produtos derivados passaram a dominar a economia mundial. Sem o petróleo, elas não seriam viáveis e com isso, o setor Petrolífero se tornou o grande fornecedor de combustível para o setor de transportes. Dentro destes, os automóveis são um dos principais clientes.

O petróleo é um combustível fóssil formado pela decomposição de matérias orgânicas, como vegetais, algas, plânctons, restos de animais que existiam há milhões de anos na terra. O petróleo existe dentro do substrato da terra em uma série de formas, dependendo da fonte de hidrocarbonetos, do processo de maturação, exposição elementar, temperatura e a pressão do reservatório. Conforme a sua origem, o petróleo apresenta diferentes tipos, mais viscoso, mais claro, mais pesado. Em sua fórmula ele contém principalmente os hidrocarbonetos, que são compostos de carbono e hidrogênio, e são agrupados em tamanho e estruturas diferentes. Estes possuem muita energia, o menor hidrocarboneto é o metano e sua formula é CH4. O metano existe na forma de um gás leve e este é o principal componente do gás natural do petróleo. Mais adiante, iremos voltar a falar do metano devido a sua importância na geração de hidrogênio para certos tipos de célula combustível.

O petróleo bruto é a forma mais comum e pode variar na gravidade específica de ser tão leve quanto 0,73 e tão pesado quanto 1,07. Em condições padrão da superfície, o petróleo bruto se assemelha a um líquido fino de cor castanha ou azulado/esverdeado, já o petróleo mais pesado se parece com um piche preto e sólido. As propriedades físicas e químicas correspondente a composição de cada reserva também são muito variáveis e determinam quais produtos podem ser derivados de cada poço específico e processos de refino mais eficiente em fazê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário