sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Profissionais de petróleo e gás vão se beneficiar com novas reservas

Profissional pode atuar na extração, refino e distribuição dos recursos.
Duração do curso é menor e voltada para a aplicação imediata

Com os anúncios das reservas de petróleo e gás na camada pré-sal, localizada em águas profundas (entre 5 mil m e 7 mil m abaixo do nível do mar), há boas perspectivas de abertura de postos de trabalho na cadeia produtiva desses dois recursos. Tema do Guia de Carreiras do G1 desta terça-feira (22), o tecnólogo em petróleo e gás é um dos profissionais que pode se beneficiar diretamente.

As possibilidades de trabalho na cadeia produtiva são muitas e dependem da formação do profissional. O tecnólogo pode trabalhar na exploração, na transformação e até no aproveitamento do petróleo e do gás natural. Assim, os postos de trabalho vão desde as empresas de engenharia que perfuram os poços até refinarias e petroquímicas.

“Alguns dos cargos que o tecnólogo pode exercer são analista de controle de qualidade, de logística, de processos industriais, de risco ambiental, operador de distribuição. No mercado esses profissionais já estão sendo absorvidos”

O mercado de trabalho para a área petrolífera é amplo e está em plena expansão. Estima-se que até 2012 o setor deva abrir 260 mil novas vagas devido à descoberta de um grande volume de petróleo e gás natural na camada pré-sal, que se estende por mais de 800 km de extensão, do Espírito Santo até Santa Catarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário